Sobre o CREF 20/SE

Sergipe não poderia ficar de fora deste momento histórico na construção de uma Educação Física que almeja o atendimento qualitativo ao usuário e busca o respeito devido pela sua importância para toda a sociedade.

Também precisamos destacar e reconhecer algumas pessoas jurídicas da atividade física, que se ofereceram e funcionaram como postos fixos de registro profissional: Competir; Probiotica; Academia Máster; Federação Sergipana de Futebol. Para nascermos independente, precisávamos atingir 2000 registrados necessitando do empenho de todos. Fizemos uso de mobilização reuniões nas Instituição de ensino, malas diretas, mandando as informações diretamente a casa de centenas de formados, conseguimos divulgações e matérias na imprensa em todos os principais meios de comunicação, realizamos corpo a corpo, visita em todas as Diretorias de Ensino com palestras. Apesar de todos esses esforços, esbarramos no preconceito cultural da “descrença” e do “vamos esperar para ver no que dá”, chegamos então a 207 registros, que apesar de ser um percentual alto se comparado à quantidade estimada de formados no estado e aos resultados de outras regiões, não nos permitiu o nascimento com independência total, somamos força então com outros Estados que ficaram em situação superior a nossa. São eles: Ceará, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Inicialmente, foi formado então o CREF05, já em 2005, a Bahia somando com os profissionais de Sergipe alcançou o número suficiente para ser transformada em conselho, sendo criado como CREF13, tendo como seu primeiro Presidente o professor Carlos Pimentel.

Em Sergipe, a busca para alcançar este número partiu dos professores Ary Resende Silva, Gilson Doria Leite Filho, Alberto (Betinho) Antonio Pitanga, Cledida Maria Machado. Permanecendo somente professor Gilson Doria na luta durante 04 (quatro) anos, em busca do número suficiente para implantação da Seccional.

Finalmente, em junho de 2006, com mais de 500 registros através da Resolução do CREF13 BA/SE, foi criada a Seccional em Sergipe, sendo eleito e tomou posse através da Resolução 06/2006 com presidente, Gilson Doria  registro nº 000011-G/SE. Devido ao aumento do volume de trabalho e registros, foi criada a Seccional Sergipe, com sede em um espaço alugado, situado na Rua Dom José Thomaz, nº 708 – Edifício Galeria, sala 04, bairro São José-Aracaju.  Na ocasião, foram elaborados o Estatuto e o Regimento Interno da Seccional Sergipe – CREF13 BA/SE. E deflagrada a campanha para autonomia financeira e administrativa da Seccional, bem como a busca incansável para transformação em Conselho. Implantamos ações para elaboração e sensibilização junto à Assembléia Legislativa, objetivando viabilizar a promulgação da Lei Estadual. Após muito trabalho, ficou a cargo do Professor Gilson Doria, expor os motivos e encaminhar a proposta à deputada Lila Moura, que foi responsável pelo encaminhamento à Assembléia, da minuta da lei, e defender a aprovação, fato que ocorreu no mês de dezembro de 2006, em uma secção bastante concorrida.

Nesse espaço, o Conselho passou a contar, além do registro, com os setores: Secretaria, Fiscalização (realizada atendendo nossa solicitação por fiscais de Salvador), orientação através do professor Gilson Doria. Possibilitando a infra-estrutura completa para atender os nobres profissionais de Educação Física do Estado de Sergipe. Nas eleições do CREF13 BA/SE, de setembro de 2007, conquistamos um acento como conselheiro titular e um suplente no Conselho Regional da Bahia CREF13 BA/SE.

Por ser reconhecido o potencial dos profissionais em Educação Física de Sergipe, o esforço e o trabalho competente dos Conselheiros da Seccional Sergipe, a partir de janeiro de 2008, foi conquistada de concurso público objetivando ter o agente de orientação e fiscalização efetiva para Sergipe, trazendo assim visibilidade ao trabalho da Seccional e liberdade de ação nos moldes do Sistema CONFEF/CREFs para a realização de prestação dos serviços à sociedade. Essa conquista contribuiu para a emancipação  de Sergipe.

Fato que ocorreu em novembro de 2016 em após várias tentativas foi definida a criação do CREF20 e no dia 12 de dezembro foi realizada a posse solene no Palácio Olímpio Campos com as presenças do presidente do CONFEF  Professor Jorge Stenrilber, o Presidente do Colégio de Presidentes Claudio Augusto Boschi , presidente do CREF 13 professor Paulo Cesar Lima e o vice presidente do CREF 13 professor Alvaro G. de Oliveira os conselheiros, presidente do CREF 08 o professor Jean Carlos Azevedo da Silva, o  CREF 17 de Mato Grosso Presidente Carlos Alberto Eilert, CREF 19 Presidente Carlos Eduardo Lima Rocha de Oliveira,  Presidente da Confederação Brasileira de Ginastica Profª Maria Luciene Cacho Resende, o Deputado Federal Fabio Mitidiery o Deputado estadual Garibaldi Mendonça o vereador Jason Neto, Secretários de Estado do Turismo e do Esporte Saulo Eloy Filho o secretário Municipal de esporte e lazer Carlos Eloy presidentes das federações  Futebol Milton Dantas, Federação de Ginastica Marcia Lima, Presidente da Federação Aquática Antonio Aragão, Presidente do Sindicato dos profissionais de Educação Física do Estado de Sergipe p professor Francisco Pitanga entre outros.

Iniciamos as nossas atividades em 02 de janeiro de 2017 com um chamamento a todos os profissionais e sociedade para fortalecer o Conselho de Sergipe.

CREF20 / SE – Conselho Regional de Educação Física de Sergipe

O Conselho Regional de Educação Física de Sergipe – CREF20 SE – é uma autarquia federal, com o objetivo de defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços prestados nas atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

(79) 3214-6184

Segunda a sexta: das 9h às 15h - 079 99857-0444 ou 3023-1052

Rua José de Faro Rollemberg, 380 - Salgado Filho, Aracaju - SE, 49020-020

cref20@cref20.org.br

CONTATO RÁPIDO

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.

CNPJ 26.828.270/0001-89

DESENVOLVIMENTO POR IDEIAUP

Em que posso ajudar ?